Cinco passos para construir a casa dos sonhos

Saiba como garantir que sua obra seja planejada e executada com qualidade e da maneira que você sempre sonhou

Foto: Nenad Radovanovic

Comprar a casa própria, ou participar do processo da construção do seu imóvel, talvez seja um desejo de grande parte das pessoas. Se a opção for comprar um lote e iniciar uma obra do zero, a pessoa terá a possibilidade de construir a casa dos seus sonhos, isto é, escolher todos os detalhes da residência e, dessa forma, possuir uma casa pensada de acordo com aquilo que deseja. Para construir a casa dos seus sonhos é importante planejar, projetar e considerar todas as necessidades de acordo com o perfil dos moradores. Pensando nisso, a arquiteta Renata Pisani, do escritório Renata Pisani Arquitetura & Interiores, preparou cinco passos para você acertar na construção da casa dos seus sonhos. Confira:

1. Consulte um especialista

O primeiro passo para iniciar a construção da sua casa é consultar um arquiteto. Isso porque o profissional possui um conhecimento técnico para viabilizar os seus sonhos em um projeto. É imprescindível ter um arquiteto de confiança, que projete a casa conforme a sua expectativa, desde os materiais de construção até itens de decoração da residência. Esse profissional irá acompanhar a execução e o gerenciamento da obra. “Pesquise, veja o portfólio do arquiteto, obras finalizadas e em andamento, e agende uma reunião para conhecê-lo melhor. Essa escolha é sem dúvida uma das mais importantes para o resultado final”, enfatiza Renata.

2. Local

A escolha do terreno é muito importante e, por isso, é necessário tomar alguns cuidados nessa decisão, como por exemplo a localidade, dimensão média da casa que você quer, orientação solar, e, se for um condomínio fechado, é necessário verificar as exigências do local. O arquiteto responsável pode lhe auxiliar na escolha. Caso já tenha um local selecionado antes de realizar o projeto, cabe ao arquiteto formular um desenho alinhado com a sua expectativa, mas levando em consideração as informações do terreno.

3. Defina o projeto e orçamento

O terceiro passo de uma construção, após contratar um arquiteto e definir o local da obra, é alinhar com o profissional o projeto e orçamento disponível. É necessário fazer uma reunião de briefing, entre cliente e arquiteto, pois o profissional qualificado é responsável por apresentar um projeto conforme valores e expectativa dos clientes. Em relação aos valores, é importante ressaltar que o acabamento da obra tem um valor significativo na construção, e deve ser um ponto de atenção no momento de escolha. “Para evitar dores de cabeça, é indicado que o preço de cada serviço seja fechado antes do início da obra, com um orçamento detalhado por etapas e levando em consideração os prazos”, ressalta a arquiteta.

4. Contrate uma mão de obra qualificada

Com local escolhido e projeto na mão, é chegada a hora de escolher a equipe que irá trabalhar na obra da sua casa. Para não errar nessa contratação, pesquise os trabalhos anteriores do pessoal, alinhe prazos e valores. Uma opção é pedir indicação para o profissional responsável pelo seu projeto, isso porque um arquiteto qualificado terá bons parceiros para indicar. Mas, mesmo assim, é necessário conhecer os profissionais antes da contratação e não deixar de elaborar um contrato para formalizar o trabalho.

5. Acompanhe a sua obra!

O quinto passo é o mais empolgante: acompanhar o progresso da obra. Ver seu projeto ganhando forma é um dos principais prazeres de optar pela construção da casa própria. Então, prepare-se para visitar a obra e ter reuniões com os profissionais envolvidos periodicamente, pois a sua participação nesse processo irá garantir que o seu imóvel seja da maneira que você tanto sonhou!

Gostou dessas dicas? Clique aqui e aproveite para conhecer alguns projetos do escritório Renata Pisani Arquitetura & Interiores.

Entre em contato e saiba mais: 41 3236-1157 ou renata@rparquitetura.com.br