Art Basel Miami 2017

Todas as novidades e tendências da Miami Art Basel 2017 trazidas com exclusividade pela Arquiteta Renata Pisani.

Miami Art Basel 2017 abriu suas portas para o público no dia 7 de dezembro e a Arquiteta Renata Pisani estava lá para conferir às aproximadamente, 200 galerias de arte, com mais de 4.000 peças de arte moderna e contemporânea, além de peças Arquitetos e Designers renomados de várias partes do mundo. A Art Basel surgiu na Suíça, nos anos 70 e a edição em Miami ocorre anualmente desde 2002. Além da Art Basel outros eventos paralelos que acontecem na cidade, simultaneamente, compondo assim a Miami Art Week.

Veja também: Como escolher o Profissional correto para a sua obra

Dentre milhares de artistas que tiveram seus trabalhos em exposição na feira, Renata deu destaque para alguns artistas Brasileiros. Ernesto Neto, artista plástico, escultor e cenógrafo Carioca, foi um deles.

A obra de Ernesto Neto situa-se entre a escultura e a instalação. Muitas vezes sua obra cria grandes redes que o artista chamou de “colônias”. Com o uso de tensão, resistência e equilíbrio o trabalho é pendurado no teto, em formato de gotas e enormes cogumelos, criando labirintos que permite o visitante senti-la através de pequenas aberturas na superfície

Outro dos destaques Brasileiros foi o Pernambucano Cicero Dias (1907 – 2003), pintor, desenhista e ilustrador, foi um grande representante da pintura modernista do Brasil.

Em 1931 causou comoção no Salão Revolucionário com a emblemática tela de 12m “Eu vi o mundo… ele começava no Recife”, pintada entre os anos de 1926 – 1929. A obra causou escândalo pelo tamanho, pelas imagens oníricas e pelos nus ousados para a época. A obra marcaria seu ingresso, definitivo, na vanguarda modernista do país.

Além desses grandes nomes também tivemos, o Paulista Wesley Duke Lee (1931 -2010) pioneiro na incorporação dos temas e da linguagem pop no Brasil, o Carioca Ivan Serpa, arte construtivista, um dos grandes nomes do construtivismo dos anos 50, o artista plástico e fotógrafo Espanhol Miguel Rio Branco, a fotógrafa Colombiana Adriana Duque, o artista multimídia Capixaba Hilal Sami Hal, Sonia Mena Barreto, Alexandre Frangoni, Sérgio Ferro, Magda Colares, dentre outros.

Mas a cereja do bolo, segundo Renata Pisani, foram as obras do Venezuelano Carlos Cruz Diez. Ele passou sua carreira profissional trabalhando e ensinando, entre Paris e Caracas. Sua obra está representada em museus e sítios de arte pública internacional, considerado uma das figuras principais da arte cinética, atualmente reside em Paris. A arte cinética, é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças

Quer conferir os projetos já realizados pela arquiteta Renata Pisani e tornar seu projeto não apenas sustentável, mas altamente elegante?

Renata Pisani Arquitetura & Interiores
Telefone: (41) 3236-1157
Rua Petit Carneiro, 687 Água Verde, Curitiba – PR.
renata@rparquitetura.com.br

Saiba como reformar ou construir um ambiente sustentável

Pensando em reformar ou construir uma nova casa ou um escritório? Saiba como realizar a obra da melhor forma!

Reformar ou construir uma casa do zero e torná-la um ambiente sustentável é uma excelente maneira de melhorar a sua qualidade de vida. Isso porque a arquitetura que preza pela sustentabilidade reduz os custos com a manutenção do projeto a longo prazo. Uma arquitetura “saudável” valoriza o ambiente, aproveita o máximo de recursos naturais e diminui o desperdício com energia elétrica no dia-a-dia.

Em uma cidade como Curitiba, considerada uma das mais sustentáveis de toda a América Latina, a aplicação de técnicas que reduzem o impacto da construção civil na natureza traz mais benefícios do que se imagina para quem deseja uma casa ou escritório verdadeiramente inovadores. No entanto, para que elas sejam aplicadas corretamente em qualquer projeto, é necessário que tenham o auxílio completo de um arquiteto especializado em Meio Ambiente.

Veja também: Inspirações de home theater para a sua casa

Segundo Renata Pisani, arquiteta de Curitiba, o primeiro passo é planejar e estudar todos os pontos de viabilidade do projeto. “Como em toda construção, temos que planejar bem a obra. É necessário um projeto bem elaborado e um cronograma financeiro real”, afirma. Construir uma casa do zero pode ser mais fácil, pois um planejamento inicial permite um maior número de intervenções. No entanto, isso não significa que não é possível realizar reformas pontuais em edificações já existentes.

Para a profissional, ainda, a diferença entre um projeto sustentável e um projeto comum é pequena, custando em torno de 11% a mais. “Porém, com a economia de energia e água que a obra saudável gera, em torno de 12 anos, você tem o retorno do investimento”, diz.

O que minha nova casa precisa para ser sustentável?

Para que um projeto seja considerado sustentável, é preciso implementar técnicas que reduzem o impacto ambiental causado pela construção civil e estar atento às condições naturais. Segundo Renata, é possível optar por materiais ecologicamente corretos (sejam estes reciclados ou ecológicos), como containers e dormentes, ou considerados tecnologias limpas, como tijolos e telhas ecológicas.

É importante, também, ficar de olho nas próprias condições climáticas. Assim, é possível, aproveitar a incidência da energia proveniente do sol e dos ventos, além de reduzir as fontes de energia artificial (como o uso de lâmpadas, por exemplo). “A orientação da casa e suas aberturas são essenciais para termos um ambiente arejado e iluminado”, conta.  “Também podemos optar por soluções que ajudam na redução do consumo de luz, como o uso do telhado verde, painéis solares ou fotovoltaicos”.

Reaproveitar recursos naturais é primordial, como a água da chuva e materiais recicláveis, por exemplo. Outro fator de grande importância para uma casa saudável é realizar a gestão de resíduos que foram gerados durante a obra e após sua finalização.

Os benefícios de construir uma nova casa ou reformar para que se torne sustentável traz benefícios claros. Além da redução do consumo de energia elétrica, água e redução de geração de resíduos, ambientes que estão preparados para aproveitar recursos naturais de forma inteligente podem reestabelecer a fauna do local (como pássaros, borboletas e outros insetos) e elevam a saúde e o bem-estar das pessoas.

Procure por inspirações!

Caso você ainda esteja em dúvida sobre implementar elementos sustentáveis em seu novo projeto, explore todos os materiais disponíveis antes de tomar a sua decisão. Existem muitos sites que permitem que você busque e analise imagens. No entanto, conferir projetos já existentes e contar com o talento de um profissional qualificado e especializado é imprescindível para o sucesso da sua nova casa.

Quer conferir os projetos já realizados pela arquiteta Renata Pisani e tornar seu projeto não apenas sustentável, mas altamente elegante?

Renata Pisani Arquitetura & Interiores
Telefone: (41) 3236-1157
Rua Petit Carneiro, 687 Água Verde, Curitiba – PR.
renata@rparquitetura.com.br