3 motivos para valorizar o projeto luminotécnico

Saiba porque a iluminação é um dos elementos principais da arquitetura

O projeto luminotécnico é um dos elementos principais da arquitetura, pois o uso correto da luz valoriza toda a obra. Por isso, é importante ter um planejamento quando assunto é iluminação residencial ou corporativa, para valorizar e destacar o projeto da sua casa ou ambiente de trabalho. Uma iluminação adequada torna o espaço mais acolhedor e confortável, não é mesmo? Pensando nisso, reunimos 3 motivos para você valorizar a iluminação nos projetos.

1 – Evitar o excesso ou falta

Você já esteve em algum lugar onde percebeu ter excesso ou falta de iluminação? O equilíbrio é importante, por isso, se não houver a preocupação e cuidado necessário desde o início do projeto, este pode ser prejudicado pela grande quantidade de iluminação ou sua ausência. Para um bom projeto luminotécnico o ideal é pensar no espaço como um todo e buscar um ponto de equilíbrio entre a luz natural que entra num cômodo e a iluminação artificial que o profissional irá propor.

2 – Valorização dos espaços

Criar um projeto luminotécnico vai além da escolha dos tipos de luminárias que serão inseridas em cada ambiente. É necessário avaliar diversos fatores que irão auxiliar o morador em uma valorização e funcionalidade do espaço. A iluminação correta valoriza ainda mais o ambiente em que será inserida. O profissional de arquitetura pode te ajudar a criar o melhor projeto luminotécnico para os ambientes.

3 – Diferentes iluminações para cada espaço/ Funções exercidas no espaço

Para cada ambiente existe uma iluminação recomendada. No caso de projetos residenciais, por exemplo, o indicado é utilizar luz funcional em ambientes de trabalho, como cozinha e lavanderia. Já uma luz mais confortável é recomendada em ambientes de lazer como as salas e quartos. Já em projetos corporativos, é proposto utilizar a luz funcional que ilumine todo o espaço, sem criar áreas de penumbra ou sombra, já que o ideal é estimular a produtividade, evitando que o usuário se sinta cansado ou com sono.

Gostou das dicas? A arquiteta Renata Pisani possui uma vasta experiência na área. Ela esteve recentemente em Roma, na Itália, para fazer um curso de iluminação e aperfeiçoar seus conhecimentos. Precisa de ajuda para fazer o projeto luminotécnico?

Entre em contato e saiba mais: 41 3236-1157 ou renata@rparquitetura.com.br